Você está em: Saúde

Narguilé faz mal à saúde!

Narguilé é muito pior que o cigarro para à saúde.

Narguilé faz mal à saúde!

Diferente do que muitas pessoas pensam, fumar Narguilé é muito pior para a saúde do que fumar cigarros. Isso mesmo, não se engane pela conversa de seus amigos e do vendedor!

Esse método de tabagismo se tornou muito popular e virou “modinha”, especialmente entre os jovens, devido aos vários aromas de fumos vendidos. Porém, diferente do que eles pensam, essa prática é extremamente perigosa.

A água contida no cachimbo não é capaz de filtrar o fumo utilizado nele. Esse fumo chamado de “essência” é composto de tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes.

“Ganhar

Segundo os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas uma rodada de narguilé tem 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono do que um cigarro comum. E causa tanta dependência (vicia) quanto o cigarro.

Além disso, como geralmente o narguilé é fumado em grupo, existe sempre o risco de transmissão de doenças como herpes, hepatite, tuberculose, entre outras.

Por que o narguilé faz mal a saúde?

  • Contêm tabaco na “essência” fumada;
  • A água do cachimbo não filtra o fumo;
  • Uma única rodada de narguilé equivale a fumar 100 cigarros;
  • O uso coletivo da piteira pode transmitir doenças;
  • O narguilé vicia tanto quanto o cigarro;
  • O tabaco contido nele pode causar câncer de pulmão, doenças respiratórias e cardiovasculares, entre outras.

Em muitas cidades o narguilé já é proibido para menores de 18 anos e também proibido em locais públicos e com grande concentração de pessoas.

“Top

Publicidade