Você está em: Dicas domésticas

Como diminuir e evitar o acúmulo de poeira em casa

Veja algumas dicas para diminuir a quantidade de poeira em sua residência.

Como diminuir e evitar o acúmulo de poeira em casa

Cada vez mais a poluição tem se tornado um problema grave nas grandes cidades, e até nas cidades menores. E quem possui algum tipo de alergia sofre muito com isso. Além disso também existem diversos outros fatores que contribuem para o acumulo de poeira em sua casa.

Quem nunca limpou a mesa em um dia e no outro passou a mão e viu que já havia se formado uma camada de pó. Infelizmente se livrar dela é um trabalho diário.

A poeira é composta de diversos materiais como partículas de pele mortas, cabelos, pêlos de animais e tecidos, poluição, resto de insetos mortos, entre diversas outras coisas. Isso tudo é trazido com o vento, na sola de seu sapato ao entrar e sair de casa, de seus animais de estimação, roupas e demais objetos de tecido, etc.

Por isso é importante seguir algumas dicas para diminuir o acúmulo de poeira em casa. Porém a limpeza geral da casa deve ser feita ainda pelo menos uma vez por semana, pois mesmo com todos os cuidados, é impossível acabar 100% com o acúmulo de poeira.

Dicas para evitar o acúmulo de poeira em casa

Manter a casa arejada é muito importante, portanto não se esqueça de manter as janelas abertas pelo menos algumas horas por dia.

Lembre-se de bater os tapetes, pelo menos uma vez por semana, para retirar a sujeira acumulada.

Utilize filtro HEPA no aspirador de pó.

Procure passar todos os dia, ou pelo menos a cada três dias, um pano úmido no chão, em ambientes com maior circulação de pessoas (sala de estar, cozinha).

Evite ter muitos objetos de decoração na casa. Lembre-se que quanto mais coisas você tiver espalhadas pela casa, será mais lugar para o pó acumular e mais trabalho para você limpar.

Manter aquele velho hábito oriental de tirar os calçados na entrada da casa e trocar por outros para uso dentro da residência evita de levar a sujeira da rua para dentro de sua casa.

Dê preferência para cortinas de plástico ou alumínio, devido a facilidade na hora da limpeza. Ou se não abrir mão de uma cortina de tecido, escolha aquelas com o tecido bem leve, e lave pelo menos uma vez por semana.

Por último, mantenha sempre as portas e gavetas de seus armários e estantes fechadas. Isso evita que a poeira entre e se acumule, facilitando sua limpeza.

“Top

Não achou o que procurava? Experimente fazer uma busca em nosso portal: